quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Para Que Fique Bem Claro ! (2)

*
continuação

A TRADIÇÃO

Os encontros com Jesus de Nazaré eram sempre experiências que transformavam a vida. Suas palavras, gestos e sinais ficavam gravados de forma inesquecível nos ouvintes.
Como era natural, reunidas em pequenos núcleos da Igreja nascente, essas testemunhas transmitiam as suas memórias, que, de geração em geração, chegaram até nós.

A TRADIÇÃO da IGREJA é o conteúdo desse rico processo de comunicação e interpretação da Escritura pela Igreja.
A Tradição compreende os ATOS e PALAVRAS de Jesus que as primeiras comunidades cristãs, assistidas pelo Espírito Santo, reconheceram como autênticos e fundamentais para definir a identidade cristã.

Sob esse aspecto, a Tradição complementa os Evangelhos: Ela ajuda o Povo de Deus a fortalecer a fé e a orientar a vida na busca da santidade.

A Tradição é viva, porque continua válida e necessária hoje, como o foi para os cristãos que nos precederam. Os cristãos buscam e saboreiam o patrimônio legado por Jesus. Sabem que seus ensinamentos iluminam o mundo e dão sabor às questões relevantes vividas em cada tempo.
A Tradição da Igreja, rica e inesgotável, a partir dos mesmos fatos originais, os interpreta no contexto contemporâneo para crescermos na compreensão da verdade.

É importante não confundir Tradição com tradicionalismo.
A tradição é fé autêntica que recebemos dos que nos precederam; ela ajuda a preservar, através dos tempos que mudam, a fidelidade a Jesus de Nazaré.

" Jesus fez ainda muitas coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever "
( Jo 21,25 )

continua
*

Nenhum comentário: